rss btntwitter btnfacebook btn

Formação de Professores e Diversidade Cultural

Documentários

Abdias Nascimento: memória negra: O documentário conta um pouco da luta e memória negra a partir da história de Abdias Nascimento.
Direção: Antonio Olavo
Nacionalidade: Brasil
Ano: 2008
Gênero: Documentário
Duração:

A Negação do Brasil: O documentário é uma viagem na história da telenovela no Brasil e particularmente uma análise do papel nelas atribuído aos atores negros, que sempre representam personagens mais estereotipados e negativos. Baseado em suas memórias e em fortes evidências de pesquisas, o diretor aponta as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros e faz um manifesto pela incorporação positiva do negro nas imagens televisivas do país.
Direção: Joel Zito Araújo
Nacionalidade: Brasil
Ano: 2000
Gênero: Documentário
Duração: 90 minutos
Classificação Etária: Livre
Disponível no Youtube 

Cartola – Música para os Olhos: História de um dos maiores compositores da música brasileira e do samba.
Direção: Lírio Ferreira
Nacionalidade: Brasil
Ano: 2007
Gênero: Documentário, biografia
Classificação Etária 10 anos
Duração: 1 hora e 25 minutos

Malcolm X: Biografia do famoso líder afro-americano (interpretado por Denzel Washington) que teve o pai, um pastor, assassinado pela Klu Klux Klan e sua mãe internada por insanidade. Ele foi um malandro de rua e enquanto esteve preso descobriu o islamismo. Malcolm faz sua conversão religiosa como um discípulo messiânico de Elijah Mohammed (Al Freeman Jr.). Ele se torna um fervoroso orador do movimento e se casa com Betty Shabazz (Angela Bassett). Malcolm X ora uma doutrina de ódio contra o homem branco até que, anos mais tarde, quando fez uma peregrinação à Meca abranda suas convicções. Foi nesta época que se converteu ao original islamismo e se tornou um "Sunni Muslim", mudando o nome para El-Hajj Malik Al-Shabazz, mas o esforço de quebrar o rígido dogma da Nação Islã teve trágicos resultados.
Direção Spíke Lee
Nacionalidade: Estados Unidos
Ano: 1992
Gênero: Biografia
Duração: 3 horas e 12 minutos 

Onde a Coruja Dorme: Documentário sobre o famoso sambista Bezerra da Silva, conhecido por sua autenticidade e malandragem.
Direção: Simplício Neto, Márcia Derraik
Nacionalidade: Brasil
Ano: 2012
Gênero: Documentário
Classificação Etária: 12 anos
Duração: 1 hora e 12 minutos

Ônibus 174: Documentário apresenta a trajetória de Sandro Nascimento, sobrevivente da Chacina da Candelária que sequestrou um ônibus em junho de 2000, no Rio de Janeiro, fato transmitido ao vivo em rede nacional. Reflete sobre a violência sofrida por meninos e meninas negros (as) e pobres moradores de rua a partir de depoimentos de policiais, jornalistas, sociólogos, familiares e conhecidos do Sandro.
Direção: Felipe Lacerda, José Padilha
Nacionalidade: Brasil
Ano: 2002
Gênero: Documentário
Classificação Etária: 14 anos
Duração: 2 horas e 13 minutos 

Sou Feia, Mas Tô na Moda: Aborda a dimensão econômica do baile funk, seja com os ambulantes que vendem comidas e bebidas ou com empresários, DJs e atrações femininas que fazem sucesso nas festas.
Direção: Denise Garcia
Nacionalidade: Brasil
Ano: 2005
Gênero: Documentário
Classificação Etária: 14 anos
Duração: 1 hora e 1 minuto

5x Favela – Agora por Nós Mesmos: 5 episódios mostrando as dificuldades e conflitos e o cotidiano de moradores de algumas favelas cariocas.
Direção: Wagner Novais, Manaira Carneiro, Rodrigo Felha, Cacau Amaral, Luciano Vidigal, Cadu Barcelos, Luciana Bezerra
Nacionalidade: Brasil
Ano: 2010
Gênero: Documentário
Classificação Etária: 14 anos
Duração: 1 hora e 43 minutos 

5x Pacificação: Retrata o processo de implantação das UPP´s em algumas favelas cariocas e os diferentes posicionamentos sobre seus impactos.
Direção: Wagner Novais, Luciano Vidigal, Cadu Barcellos
Nacionalidade: Brasil
Ano: 2012
Gênero: Documentário
Classificação Etária: 10 anos
Duração: 1 hora e 36 minutos

Filmes

A Cor Púrpura: Georgia, 1909. Em uma pequena cidade Celie (Whoopi Goldberg), uma jovem com apenas 14 anos que foi violentada pelo pai, se torna mãe de duas crianças. Além de perder a capacidade de procriar, Celie imediatamente é separada dos filhos e da única pessoa no mundo que a ama, sua irmã, e é doada a "Mister" (Danny Glover), que a trata simultaneamente como escrava e companheira. Celie compartilha sua tristeza em cartas (a única forma de manter a sanidade em um mundo onde poucos a ouvem), primeiramente com Deus e depois com a irmã Nettie (Akosua Busia), missionária na África. Mas quando Shug, aliada à forte Sofia (Oprah Winfrey), esposa de Harpo (Willard E. Pugh), filho de Mister, entram na sua vida, Celie revela seu espírito brilhante, ganhando consciência do seu valor e das possibilidades que o mundo lhe oferece.
Direção: Steven Spielberg
Nacionalidade: Estados Unidos
Ano: 1985
Gênero: Drama
Duração: 2 horas e 36 minutos

Aleijadinho - Paixão, Glória e Suplício: Conta a vida de Aleijadinho, um famoso escultor brasileiro falecido em 1814 que devido a uma doença perdeu os dedos.
Direção: Geraldo Santos Pereira
Nacionalidade: Brasil
Ano: 2000
Gênero: Drama
Classificação Etária: 12 anos
Duração: 1 hora e 40 minutos

Amistad: Baseado em fatos reais, o filme relata a luta de um grupo de escravos africanos abordo do navio La Amistad que desembarcam nos Estados Unidos e lutam por sua libertação.
Direção: Steven Spielberg
Nacionalidade: Estados Unidos
Ano: 1997
Gênero: Drama, histórico
Classificação Etária: 14 anos
Duração: 2 horas e 34 minutos 

Cidade de Deus: Buscapé é jovem, pobre, negro e morador da Cidade de Deus, local famoso por ser uma das localidades mais violentas da cidade, e com sua câmera o jovem terá o seu próprio olhar sobre o seu cotidiano.
Direção: Fernando Meirelles, Katia Lund
Nacionalidade: Brasil
Ano: 2002
Gênero: Drama
Classificação Etária: 16 anos
Duração: 2 horas e 10 minutos.

Hotel Ruanda: Em 1994 um conflito político em Ruanda levou à morte de quase um milhão de pessoas em apenas cem dias. Sem apoio dos demais países, os ruandenses tiveram que buscar saídas em seu próprio cotidiano para sobreviver. Uma delas foi oferecida por Paul Rusesabagina (Don Cheadle), que era gerente do hotel Milles Collines, localizado na capital do país. Contando apenas com sua coragem, Paul abrigou no hotel mais de 1200 pessoas durante o conflito.
Direção: Terry George
Nacionalidade: Reino Unido, África do Sul, Itália
Ano: 2004
Gênero: Drama, Guerra, Histórico, Suspense
Duração 2 horas e 1 minuto
Classificação Etária: 14 anos
Disponível no Youtube

Invictus: Recentemente eleito presidente, Nelson Mandela (Morgan Freeman) tinha consciência que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido, em decorrência do apartheid. A proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população.
Direção: Clint Eastwood
Nacionalidade: Estados Unidos
Ano: 2009
Gênero: Drama, Histórico, Biografia
Classificação Etária: Livre
Duração: 2 horas e 14 minutos

Mississipi em Chamas: Mississipi, 1964. Rupert Anderson (Gene Hackman) e Alan Ward (Willem Dafoe), dois agentes do FBI, investigam a morte de três militantes dos direitos civis em uma pequena cidade onde a segregação divide a população em brancos e pretos e a violência contra os negros é uma tônica constante.
Direção: Alan Parker
Nacionalidade: Estados Unidos
Ano: 1988
Gênero: Drama, Suspense
Duração 2 horas e 2 minutos

O Contador de Histórias: Anos 70. Aos 6 anos, Roberto Carlos Ramos (Marco Ribeiro) foi escolhido por sua mãe (Jú Colombo) para ser interno em uma instituição oficial que, segundo apregoava a propaganda, visava a formação de crianças em médicos, advogados e engenheiros. Entretanto a realidade era bem diferente, o que fez com que Roberto aprendesse as regras de sobrevivência no local. Pouco depois de completar 7 anos ele é transferido, passando a conviver com crianças até 14 anos. Aos 13 anos, ainda analfabeto, Roberto tem contato com as drogas e já acumula mais de 100 tentativas de fuga. Considerado irrecuperável por muitos, Roberto recebe a visita da psicóloga francesa Margherit Duras (Maria de Medeiros). Tratando-o com respeito, ela inicia o processo de recuperação e aprendizagem de Roberto.
Direção: Luiz Villaça
Nacionalidade: Brasil
Ano: 2009
Gênero: Drama
Duração: 1 hora e 50 minutos
Classificação Etária: 14 anos
Disponível no Youtube

O Pagador de Promessas: Drama de 1962, escrito e dirigido por Anselmo Duarte. Baseado na peça teatral homônima de Dias Gomes. Zé do Burro, um homem humilde, faz uma promessa em um terreiro de candomblé para salvar seu amigo. Para pagar sua promessa, o homem precisa levar uma pesada cruz até a Igreja de Santa Bárbara, em Salvador. 118 minutos.
Direção: Anselmo Duarte
Nacionalidade: Brasil
Ano: 1962
Gênero: Comédia, drama
Classificação Etária: Livre
Duração: 1 hora e 35 minutos
Disponível no Youtube

Quilombo: Dirigido por Cacá Diegues e lançado em 1984. O filme se passa em torno de 1650, onde um grupo de escravos se rebela num engenho de Pernambuco e partem para o Quilombo dos Palmares, onde uma nação de ex-escravos fugidos resiste ao cerco colonial. Entre eles, está Ganga Zumba, príncipe africano e futuro líder de Palmares, durante muitos anos. Mais tarde, seu herdeiro e afilhado, Zumbi, contestará as idéias conciliatórias de Ganga Zumba, enfrentando o maior exército jamais visto na história colonial brasileira. Com a participação de Grande Otelo, Zezé Motta e Toni Tornado.
Direção: Cacá Diegues
Nacionalidade: Brasil
Ano: 1984
Gênero: Comédia, drama
Classificação Etária:
Duração: 1 hora e 59 minutos
Disponível no Youtube

Filmografia vídeo nas aldeias

Série de filmes com temática indígena organizados em etnias, por ordem alfabética.

Baixe a filmografia (pdf).

Vídeos didáticos

Projeto A Cor da Cultura

http://www.acordacultura.org.br/oprojeto

Programas

Heróis de Todo Mundo

http://www.acordacultura.org.br/herois/

Adhemar Ferreira da Silva (1927-2001): Atleta do salto triplo, medalhista olímpico e melhor atleta olímpico brasileiro da sua época. Disponível no Youtube.

Aleijadinho, Antônio Francisco Lisboa (1730-1814): Importante escultor brasileiro, um dos expoentes dobarroco e que venceu deficiências físicas em prol da arte. Disponível no Youtube.

André Pinto Rebouças (1838-1898): Foi engenheiro e construiu as primeiras docas do Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e do Maranhão. Militante do movimento abolicionista e um dos fundadores da Sociedade Brasileira Contra a Escravidão. Disponível no Youtube.

Antonieta de Barros (1901-1952): Professora, divulgadora de idéias feministas, deputada estadual e primeira mulher na Assembléia Legislativa de Santa Catarina. Disponível no Youtube.

Auta de Souza (1876-1901): Escritora brasileira reconhecida em vida, lutou  por sua integração no ambiente literário predominantemente masculino da época. Disponível no Youtube.

Benjamin de Oliveira (1870-1954): Um dos maiores palhaços do Brasil e importante ator popular brasileiro. Disponível no Youtube.

Carolina Maria de Jesus (1914-1977): Apesar da pouca escolaridade, tornou-se uma escritora brasileira com trabalhos traduzidos em 13 línguas. Disponível no Youtube.

Chiquinha Gonzaga, Francisca Edwiges Neves Gonzaga (1847-1935): Importante no papel musical brasileiro, compositora e regente. Disponível no Youtube.

Cruz e Souza (1861-1898): Importante poeta e expoente do simbolismo no Brasil. Disponível no Youtube.

Dragão do Mar, Francisco José do Nascimento (1839-1914): Importante jangadeiro, liderou o bloqueio do Porto conta o embarque de escravos. Disponível no Youtube.

Elizeth Cardoso (1920-1990): Cantora de grande sucesso que apesar do grande talento era discriminada por sua cor. Disponível no Youtube.

Jackson do Pandeiro, José Gomes Filho (1919-1982): Músico e grande divulgador da música nordestina no Brasil.Disponível no Youtube.

João Cândido Felisberto, Almirante Negro (1880-1969): Um dos líderes da luta contra a escravidão e maus tratos na Marinha. Disponível no Youtube.

José Benedito Correia Leite (1900-1989): Um dos criadores do Jornal Clarim, atuante do movimento negro. Disponível no Youtube.

José Carlos do Patrocínio (1853-1905): Jornalista e importante abolicionista brasileiro. Disponível no Youtube.

Juliano Moreira (1873-1933): Entrou para a Faculdade de Medicina da Bahia aos 13 anos. Publicou trabalhos no Brasil e no exterior. Disponível no Youtube.

Lélia Almeida González (1935-1994): Ex-babá e posteriormente acadêmica brasileira que lutou pela cultura afro-brasileira. Disponível no Youtube.

Leônidas da Silva (1913-2004): Jogador de futebol e inventor da jogada de “bicicleta”. Disponível no Youtube.

Lima Barreto (1881-1922): Talentoso escritor que tornou-se polêmico pelos temas abordados. Disponível no Youtube.

Machado de Assis (1839-1908): Escritor cujas obras tornaram-se clássicos da literatura brasileira. Disponível no Youtube.

Mãe Aninha, Eugênia Ana dos Santos (1869-1938): Lutou em prol dos cultos do Candomblé. Disponível no Youtube.

Mãe Menininha do Gantois (1894-1986): Importante líder do Candomblé de Salvador. Disponível no Youtube.

Mário de Andrade (1893-1945): Importante escritor brasileiro e autor do clássico “Macunaíma”. Disponível no Youtube.

Milton Santos (1926-2001): Importante geógrafo brasileiro, referência no Brasil e no Exterior e Prêmio Nobel em Geografia. Disponível no Youtube.

Paulo da Portela (1901-1949): Importante sambista e um dos fundadores da Escola de Samba Portela. Disponível no Youtube.

Pixinguinha (1897-1973): Importante músico brasileiro, integrante do grupo de chorinho Os 8 Batutas. Disponível no Youtube.

Teodoro Sampaio (1855-1937): Um dos maiores engenheiros do país, além de geógrafo e historiador, Teodoro foi o primeiro a mapear a região da Chapada Diamantina. Suas anotações ajudaram Euclides daCunha a escrever Os Sertões. Disponível no Youtube.

Tia Ciata, Hilária Batista de Almeida (1854-1924): Mulher importante para o surgimento do samba. Disponível no Youtube.

Solano Trindade: Usou a arte para denunciar e lutar pelo negro brasileiro. Disponível no Youtube.

Zumbi dos Palmares (1655-1695): Conhecido escravo negro que lutou pelo Quilombo de Palmares. Disponível no Youtube.

O conteúdo deste site, vedado ao seu uso comercial, pode ser reproduzido desde que citada a fonte: Laboratório de Educação e Patrimônio Cultural - UFF