rss btntwitter btnfacebook btn

Memória, sociabilidade e identidade

Collet, Célia; Paladino, Mariana; Russo, Kelly. Quebrando preconceitos: subsídios para o ensino das culturas e histórias dos povos indígena.

Resumo:

Este livro é produto de uma inquietação resultante de nossas pesquisas e de prá- ticas docentes e de extensão universitária, ao apreender o modo como as culturas e as histórias indígenas são geralmente abordadas em sala de aula.

A partir de entrevistas com professores e da observação de aulas realizadas em diferentes estabelecimentos de ensino, percebemos que as atividades e os conteúdos que dizem respeito aos povos indígenas são não apenas muito limitados e restritos às efemérides escolares, mas também reprodutores de ideias ultrapassadas. Isto é, nos chamou a atenção – algo comprovado nos depoimentos coletados – o fato de que, ao se abordar a temática indígena nos dias de hoje, faz-se na escola praticamente a mesma coisa do que pessoas de 60 a 80 anos se lembram de ter aprendido quando crianças.

E o que foi que essas pessoas aprenderam e nossas crianças do século XXI ainda aprendem? O “índio” como um ser vinculado ao passado, com alguma presença significativa somente na formação da colônia e na constituição do “povo brasileiro”; o “índio” como um genérico, sem atentar para a diversidade cultural das mais de 305 etnias presentes em nosso país; o “índio” como alguém que vive na floresta, isolado e nu, subsistindo apenas da caça e da pesca, e aqueles que fogem desse padrão “já não sendo índios”; e o “índio” como ser preguiçoso, que ocupa muita terras e atrapalha o desenvolvimento da nação, entre outros estereótipos...

Collet, Célia; Paladino, Mariana; Russo, Kelly. Quebrando preconceitos: subsídios para o ensino das culturas e histórias dos povos indígena. Rio de Janeiro: Contracapa livraria, 2014. ISBN: 978-85-7740-152-9

Documento disponível:

http://bit.ly/2xaq9oF

O conteúdo deste site, vedado ao seu uso comercial, pode ser reproduzido desde que citada a fonte: Laboratório de Educação e Patrimônio Cultural - UFF