rss btntwitter btnfacebook btn

Rangel, L. S. Cantos de torcidas de futebol: um estudo de caso na torcida do Fluminense

RANGEL, Luiza Sales. Cantos de torcidas de futebol: um estudo de caso na torcida do Fluminense. Monografia em Música, Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, 2010.

Resumo: "A proposta do presente trabalho monográfico é realizar uma descrição analítica da prática musical das torcidas de futebol, tendo como base os dados coletados através da observação da atuação musical da torcida do Fluminense Football Club durante os jogos realizados no estádio do Maracanã durante o Campeonato Carioca 2010. O principal referencial teórico é o trabalho do etnomusicólogo John Blacking (1995). O texto também estabelece diálogo com autores de outras áreas do conhecimento como Murad (1996), Hollanda (2008) e Reis (1998) e com teorias da educação musical como a eurritmia, de Dalcroze e a Oficina de Música. Foram analisados os aspectos do repertório e da performance, sob o prisma dos parâmetros musicais. Os resultados desta análise mostram a musicalidade inerente ao homem e apontam para a importância da relação entre a música vivenciada fora da escola e a educação musical formal."

Palavras-chave: torcidas de futebol, canto, prática musical.

Link: http://www.domain.adm.br/dem/licenciatura/monografia/luizarangel.pdf.

O conteúdo deste site, vedado ao seu uso comercial, pode ser reproduzido desde que citada a fonte: Laboratório de Educação e Patrimônio Cultural - UFF