rss btntwitter btnfacebook btn

2008

Educação Patrimonial e Contação de Histórias nas Escolas de Niterói e São Gonçalo

“Educação Patrimonial e Contação de Histórias nas Escolas de Niterói e São Gonçalo”. Niterói/ RJ. Coord. Léa Calvão. Bolsista: Josefina Carneiro.

Educação Patrimonial. Viajantes do tempo: histórias de cada um, futuro de todos nós

“Educação Patrimonial. Viajantes do tempo: histórias de cada um, futuro de todos nós”. PURO-UFF/ Laboep-FEUFF. Barra de São João/RJ. Coord. Maria Vittoria Pardal. Bolsistas. Bolsistas: Vinicius Mendonça Saeta, Ana Luiza Cordeiro de Morais Barbosa, Vinicius Toledo Nunes e Natália Cardoso Gonçalves.

Programa Casa das Mil Casas

“Programa Casa das Mil Casas”, responsável Maria Vittoria Pardal. Participa Lygia Segala

O projeto tem por objetivo a elaboração de um Programa de Educação e Patrimônio tendo como ponto de partida a casa colonial e o acervo da coleção de objetos constituída por Paulo Pardal.

O presente programa origina-se da integração de dois Projetos de Extensão já em andamento na PROEX em 2010: “Educação patrimonial em Barra de São João”, vinculado ao Curso de Produção Cultural de Rio das Ostras e “Viajantes do tempo: passado de cada um, futuro de todos nós”, vinculado à Faculdade de Educação. Cadastrado na PROEX desde 2008, o primeiro projeto realizou o levantamento de mais de 1.400 peças de importante acervo que pertenceu a Paulo Pardal que se localiza em um casarão colonial em Barra de São João, além de produzir um banco de dados para catalogar e acessar os dados do levantamento. O segundo projeto, cadastrado na PROEX desde 2010, dedicou-se à criação de uma proposta de Educação Patrimonial inovadora através da elaboração de portfólios educacionais para serem utilizados em oficinas. A integração das ações e articulação das duas equipes, o crescimento das possibilidades e caráter permanente e interdisciplinar dos projetos apontou a necessidade da criação do Programa “Casa das Mil Casas: vivenciando o patrimônio através da arte” para 2011 que terá como foco além do aprofundamento das ações anteriores, a criação de uma ONG que possibilite a captação de recursos, ampliação das ações e consolidação do Programa.

Tenda da Memória

“Tenda da Memória”. SESC/ LABOEP-FEUFF. Niterói/RJ.

O conteúdo deste site, vedado ao seu uso comercial, pode ser reproduzido desde que citada a fonte: Laboratório de Educação e Patrimônio Cultural - UFF