rss btntwitter btnfacebook btn

2009

Memória Social e Trabalho Comunitário na Rocinha

Realização: LABOEP FEUFF e Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha

Apoio: ProExt MEC Cultura 2008-2009

“Memória Social e Trabalho Comunitário na Rocinha”. Patrocínio ProExt MEC/Cultura, edital 2008-2009. LABOEP-FEUFF. Niterói, RJ.

Projeto de pesquisa  Museu comunitário, performance memorial e disputas políticas: o caso da favela da Rocinha,  Rio de janeiro. Interessa refletir sobre os modos através dos quais se constroem sentidos e práticas narrativas/expositivas dentro de um processo contemporâneo de museu comunitário. Parte-se de um estudo de caso  na favela da Rocinha,  uma das maiores do país, com localização privilegiada na zona sul do Rio de Janeiro. 

Com base na análise de outras experiências nacionais e internacionais afins, busca-se compreender como  redes de moradores mobilizados por esta ideia entendem um “museu da comunidade”. Que representações e apresentações informam esse trabalho memorial? Quais critérios manipulam para definição de inventário, acervo, coleção, preservação, autoria, espaço museal? Que usos sociais e políticos do passado são objetivados nesta proposta e negociados junto a agências publicas de cultura? Como conflitos internos, pactos de silêncio, alianças institucionais instigam mediações, linguagens, categorias de valores e de objetos patrimoniais para a produção de reconhecimento social e reapropriação simbólica da cidade?

 

O projeto Memória Social e trabalho comunitário na Rocinha propõe a organização e ampliação do acervo de documentos textuais e iconográficos sobre a trajetória de moradores e iniciativas de trabalho comunitário, arquivado no LABOEP-FEUFF desde 2005. Através de cursos, enquetes e oficinas comunitárias, em parceria com instituições culturais da Rocinha, pretende-se disponibilizar essas informações sistematizadas à consulta pública, especialmente às escolas locais da rede municipal. Esse trabalho de pesquisa e documentação intenta ainda subsidiar a criação de um banco de dados e de um museu itinerante na Rocinha.

 

maquete tio Lino

visita dos alunos bolsistas a Rocinha

SDC10795

Exposições: Ao longo do projeto foram realizadas 2 exposições: 
.  Maquetes Artes do Tio Lino da Rocinha, na Biblioteca Central do Gragoatá  (BCG)e no Instituto de Geociências da UFF
 PIPAL, na BCG/UFF e no Dia de Cultura na Rocinha

atividade dia de cultura da Rocinha 2009

CCEL Rocinha

SDC10803

 

 

 

O conteúdo deste site, vedado ao seu uso comercial, pode ser reproduzido desde que citada a fonte: Laboratório de Educação e Patrimônio Cultural - UFF