rss btntwitter btnfacebook btn

2011

A Sociologia vai à escola: programas, metodologias, concepções de professores e alunos

“A Sociologia vai à escola: programas, metodologias, concepções de professores e alunos”, Sub Projeto de Ensino, responsável Rosana da Câmara Teixeira  (03 bolsistas PROGRAD).

Pretende contribuir para a formação inicial professor de sociologia conjugando teoria e prática, de modo que o licenciando desenvolva reflexões e avaliações que subsidiem sua experiência docente futura; pretende inovar nas ações da prática de ensino, considerando os projetos de ensino e a pesquisa de campo eixos articuladores.

Análise de políticas e experiências universitárias no Brasil voltadas para a inclusão e a permanência de estudantes indígenas

“Análise de políticas e experiências universitárias no Brasil voltadas para a inclusão e a permanência de estudantes indígenas”, Projeto de pesquisa, responsável: Mariana Paladino(projetocontemplado pelo Edital Jovens Pesquisadores), (01 bolsista treinamento).

Procurou sistematizar analiticamente as experiências de políticas institucionais de universidades voltadas para a inclusão e a permanência de estudantes indígenas no Brasil. Pretendeu realizar um mapeamento geral das ações afirmativas implementadas pelas universidades para a inclusão de estudantes indígenas; analisar através de alguns estudos de caso, como essas experiências estão sendo levadas a cabo e o impacto desses processos formativos entre os indígenas com trajetórias acadêmicas no nível superior.

Ciclo de Estudos sobre Folclore e Cultura Popular

O Laboratório de Educação e Patrimônio Cultural (LABOEP/FEUFF), o NARUA/UFF, o RISU/PPGSA/UFRJ, e o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP / IPHAN) organizaram o Ciclo de Estudos sobre Folclore e Cultura Popular com quatro encontros: 

  1. "O sexto sentido do pesquisador: a experiência etnográfica de Edison Carneiro" com Ana Carolina Carvalho de Almeida Nascimento. 27 de setembro de 2011, local: Campus Gragoatá, UFF.
  2. "Edison Carneiro, um mestre" com Braulio Nascimento.  13 de outubro de 2011, local: Salão da Biblioteca Amadeu Amaral/CNFCP.
  3. "Encontro com Edison Carneiro" com Vicente Salles.  03 de novembro de 2011, local: Auditório do Museu de Folclore Edison Carneiro.
  4. "Edison Carneiro e as linhagens da antropologia do negro no Brasil" com Yvonne Maggie. 10 de novembro de 2011, local: IFCS/UFRJ.

Coordenação: Lygia Segala (LABOEP/UFF), Maria Laura Cavalcanti (PPGSA/IFCS/UFRJ) e Renata Gonçalves (NARUA/UFF).

edisonweb 1

O Ensino de Sociologia na Educação Básica de Niterói: Representações e Práticas

“O Ensino de Sociologia na Educação Básica de Niterói: Representações e Práticas”, Projeto de pesquisa, responsável:  Rosana da Câmara Teixeira.

O projeto pretende conhecer como a disciplina sociologia vem sendo ministrada nas escolas da rede pública de Niterói que servem de campo de estágio para a formação inicial dos alunos da Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense.; investigar o currículo e as práticas pedagógicas dos professores de Sociologia, incluindo aquelas voltadas para a educação patrimonial; refletir sobre o. papel da Sociologia no que tange à escolarização das juventudes.

Patrimônio Cultural, Conhecimentos Tradicionais e Educação Indígena

“Patrimônio Cultural, Conhecimentos Tradicionais e Educação Indígena”, Projeto de Extensão, responsável:  Mariana Paladino (01 bolsista PROEX).

Objetivou o desenvolvimento de reflexões e ações voltadas para a valorização e divulgação do patrimônio cultural indígena, no âmbito da educação básica, privilegiando uma abordagem interdisciplinar.

Pretendeu discutir os usos dos conhecimentos indígenas, principalmente no âmbito escolar, problematizando as políticas públicas voltadas para sua valorização e divulgação; estimular uma formação inicial e continuada sensível às discussões sobre patrimônio cultural indígena, conhecimentos tradicionais e suas possibilidades educativas, através da realização de cursos e oficinas; ampliar e consolidar relações com museus e organizações indígenas voltadas à preservação, valorização e divulgação do patrimônio cultural indígena.

Patrimônio Cultural, Espaço Urbano e Juventude

“Patrimônio Cultural, Espaço Urbano e Juventude”,  Projeto de Extensão, responsável Rosana da Câmara Teixeira  (01 bolsista PROEX).

Objetiva desenvolver reflexões e ações voltadas para a questão do patrimônio cultural, no âmbito da educação básica, privilegiando uma abordagem interdisciplinar; pretende pensar práticas sociais de memória, processos de construção de identidade, dando ênfase às manifestações culturais, tradições e formas de sociabilidade juvenis Pretende dialogar com os saberes que vêm sendo trabalhados na Escola, propondo uma jornada que possa potencializar tais saberes, estimulando uma formação inicial e continuada sensível às questões relativas ao patrimônio cultural e suas possibilidades no processo de escolarização dos jovens.

Patrimônio Imaterial, Conhecimentos Tradicionais e Educação Indígena: sua divulgação e apropriação na educação básica

“Patrimônio Imaterial, Conhecimentos Tradicionais e Educação Indígena: sua divulgação e apropriação na educação básica”, Projeto de pesquisa, responsável: Mariana Paladino (01 bolsista PIBIC).

O projeto objetivou analisar  a divulgação do patrimônio cultural indígena na educação básica; dentificar os atores que trabalham a questão no âmbito governamental,  acadêmico, no dos museus indígenas e das organizações não governamentais; levantar as ações voltadas para  uma formação sensível às questões relativas ao patrimônio cultural indígena e aos conhecimentos tradicionais; analisar seus usos e apropriações no âmbito da educação escolar básica.

O conteúdo deste site, vedado ao seu uso comercial, pode ser reproduzido desde que citada a fonte: Laboratório de Educação e Patrimônio Cultural - UFF