rss btntwitter btnfacebook btn

Professores

Adriana Russi Tavares de Mello

Adriana RussiArtista Plástica formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP, tem mestrado em Antropologia Cultural pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora assistente da Universidade Federal Fluminense no Curso de Produção Cultural do Polo de Rio das Ostras. Tem experiência em pesquisas sobre artesanato. Na área de Educação atua nas áreas de Arte Educação e Educação Patrimonial. Desenvolve pesquisas e projetos extensionistas na área de memória, patrimônio cultural e arte/educação. Coordena o Programa de Extensão da UFF: Educação Patrimonial em Oriximiná.

Endereço lattes: http://lattes.cnpq.br/1281543395333211

Alessandra Daflon dos Santos

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestrado (2003) e doutorado (2008) pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. De março de 2009 a janeiro de 2011 esteve vinculada à Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí e, atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense/Pólo Universitário de Rio das Ostras (UFF/PURO). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: história da psicologia e memória e subjetividade.

http://lattes.cnpq.br/2213508484592395

Elaine Monteiro

Elaine MonteiroProfessora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Trabalha com movimentos ligados à cultura afro-brasileira e com patrimônio cultural imaterial, em particular, com comunidades jongueiras da região sudeste. Coordena o Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu, programa de pesquisa e extensão da Universidade Federal Fluminense, desenvolvido em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e com comunidades jongueiras da região sudeste.

Endereço lattes: http://lattes.cnpq.br/5295278171036901

Lygia Baptista Pereira Segala Pauletto

Lygia SegalaÉ Professora Associada da Universidade Federal Fluminense. Possui Graduação em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), com estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales Paris; Pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (2008) e pelo Centre D´Étude du Développement en Amérique Latine (2007). Está com Pós-doutorado em andamento (2013-14) no PPGAS/ Museu Nacional UFRJ/ Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ. É pesquisadora do Laboratório do Filme Etnográfico e do Laboratório de Educação e Patrimônio Cultural da UFF. Desenvolve projetos nas seguintes linhas de pesquisa: transmissão de patrimônios culturais, Antropologia e Educação, Antropologia e Imagem.

Endereço lattes: http://lattes.cnpq.br/8745155513901183

Maria Vittoria de Carvalho Pardal

Maria Vittoria PardalPossui pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO na Linha de Pesquisa Memória e Patrimônio (2011) e no Laboratório de Educação e Patrimônio Cultural da UFF (2008-2009), doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1988) e graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983). Professora Associada IV da Universidade Federal Fluminense, atua nas áreas de Educação Infantil e Educação e Patrimônio. Membro do Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa Extensão e Estudo da Criança de 0 a 6 - NUMPEC, que reúne pesquisadores de diferentes áreas, com o objetivo de aprofundar a compreensão do mundo infantil, considerando as crianças e as infâncias em suas relações com a cultura, as famílias, as instituições, e os diversos contextos educativos em que se inserem. Coordenadora do Laboratório de Educação e Patrimônio Cultural da UFF e do Programa de Extensão Casa das Mil Casas: vivenciando o patrimônio através da arte, que vem desenvolvendo uma proposta inovadora na área de confluência da educação, cultura e subjetividade.

Endereço lattes: http://lattes.cnpq.br/1862092404881773

Mariana Paladino

Mariana PaladinoLicenciada em Antropologia pela Universidade Nacional de La Plata, Argentina (1998). Mestre em Antropologia Social (2001) e Doutora em Antropologia (2006) pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Adjunta Dedicação Exclusiva na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, atuando na área de Antropologia e Educação. Forma parte do Grupo de Pesquisa Antropologia e Educação e do Laboratório de Educação e Patrimônio Cultural da UFF. É também pesquisadora associada ao Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento (LACED), Departamento de Antropologia, Museu Nacional. Foi bolsista de Pós-doutorado Junior do CNPq (2007-2009). Tem experiência na área de Etnologia e Antropologia da Educação, com ênfase na educação escolar indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, interculturalidade, ações afirmativas, políticas indigenistas e relações interétnicas.

Endereço lattes: http://lattes.cnpq.br/8061470523087289

Rosana da Câmara Teixeira

Rosana Câmara TeixeiraLicenciatura (1988) e Bacharelado (1989) em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Mestrado em Sociologia (1998) e Doutorado em Antropologia (2004) pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Atua principalmente nos seguintes temas: torcidas de futebol, idolatria, juventude, a formação do professor de Sociologia e o ensino da Sociologia na Educação Básica. Autora de OS PERIGOS DA PAIXÃO. VISITANDO JOVENS TORCIDAS CARIOCAS (Ed. Annablume) resultado da dissertação de mestrado. E, pela Ed 7 letras, KRIG-HA BANDOLO! CUIDADO AÍ VEM RAUL SEIXAS, tese de doutorado que recebeu dotação da FAPERJ. É vice coordenadora do Laboratório de Educação e Patrimônio Cultural da UFF.

Endereço lattes: http://lattes.cnpq.br/6614478744956706

O conteúdo deste site, vedado ao seu uso comercial, pode ser reproduzido desde que citada a fonte: Laboratório de Educação e Patrimônio Cultural - UFF